História do Beach Tennis, como tudo começou

No Mundo

Segundo a ITF, o beach tennis surgiu nas praias italianas nos anos de 1970, nas ensolaradas areias de Ravena, uma província na costa nordeste da Itália. Essa modalidade esportiva inovadora é uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton. Com a sua profissionalização em 1996, o esporte passou a delimitar regras e práticas que, ao longo dos anos, foram aprimoradas para se tornarem mais competitivas e atrativas para os praticantes.

O Beach Tennis é regido a nível internacional pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e já se espalhou por todos os continentes. Atualmente, é praticado em uma vasta gama de países, incluindo Itália, Brasil, Chile, Venezuela, Argentina, França, Espanha, Rússia, Estados Unidos, Japão, Portugal, República Tcheca, Bermudas, Países Baixos, Aruba, Austrália, Curaçao e muitos outros.

Segundo informações da ITF, o Beach Tennis conta com mais de 500 mil praticantes em todo o mundo, abrangendo pessoas de diferentes sexos e faixas etárias. O sucesso do esporte pode ser atribuído à facilidade com que alguém pode aprender a jogar e à diversão que proporciona, mesmo para aqueles que nunca o praticaram antes. Além disso, é uma excelente opção para quem deseja melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde, tornando-o uma escolha popular para um estilo de vida ativo.

No Brasil

O Beach Tennis chegou ao Brasil em 2008, inicialmente no estado do Rio de Janeiro, e rapidamente se expandiu para outras cidades litorâneas. Hoje em dia, o esporte se tornou muito popular, inclusive em cidades não costeiras, como Belo Horizonte, Brasília e Araraquara. Entre os locais onde o Beach Tennis tem um grande número de praticantes estão cidades como Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Salvador, Campina Grande, Cachoeira de Itapemirim, Novo Hamburgo, Natal, Brasília, Maringá e São Paulo.

De acordo com a Federação Internacional de Tênis, o Brasil emergiu como a segunda maior potência mundial no Beach Tennis, ficando atrás apenas da Itália, onde a modalidade foi criada. Esse crescimento meteórico do esporte no país foi impulsionado pelo entusiasmo e dedicação de atletas, bem como pelo apoio de organizações esportivas.

O primeiro torneio oficial de Beach Tennis realizado no Brasil ocorreu na cidade de Florianópolis em dezembro de 2010, com a participação de 36 tenistas inscritos. Logo em seguida, o Rio de Janeiro sediou o segundo campeonato em solo brasileiro. Uma das pioneiras da modalidade no Brasil foi a tenista bicampeã pan-americana de tênis, a carioca Joana Cortez, que conquistou seu primeiro torneio em setembro de 2010, em Nova York, ao lado da também carioca Samantha Barijan, tornando-se a primeira atleta não italiana a alcançar a primeira colocação no ranking mundial.

Atualmente, a Confederação Brasileira de Tênis é a entidade que regula o esporte no país. Apesar de ser relativamente novo no Brasil, o Beach Tennis tem visto seus atletas alcançarem resultados bastante significativos. Isso inclui o terceiro lugar no Campeonato Mundial em Ravenna de 2008, o primeiro lugar na Copa das Nações em Aruba em 2010, o Mundial por Equipes de 2013, os Mundiais na Sérvia em 2016, o Campeonato Sul-Americano de 2014 e os Pan-Americanos de 2014, 2015, 2016 e 2017. Esses feitos destacam o rápido crescimento e sucesso do Beach Tennis no Brasil.

Conteúdos Relacionados